
Tratamento e acompanhamentos das seguintes doenças
Câncer de cabeça e pescoço (boca, garganta, língua);
Câncer do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, intestino, cólon, reto, canal anal, neuroendócrino, vias biliares, fígado, pâncreas);
Câncer de pulmão;
Câncer de mama;
Câncer de trato genital feminino (colo de útero, útero, endométrio, ovário e tubas, vulva e vagina);
Câncer genitourinário (próstata, bexiga, rim e vias urinárias, pênis, testículo, tumores germinativos);
Câncer de sistema nervoso central (cérebro);
Melanoma.
Tratamentos oncológicos
O oncologista clínico é o médico responsável por tratar o paciente com medicamentos específicos que tratam o câncer de diferentes maneiras. Entre os tratamentos mais utilizados estão a quimioterapia, a terapia alvo e a imunoterapia.
-
Quimioterapia: É um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas. Ela age em todo o corpo, atacando células que se multiplicam rapidamente, como as do câncer. Apesar de já existir há muitas décadas, a quimioterapia é uma ferramenta essencial para controlar o crescimento do tumor.
-
Terapia Alvo: Esse tipo de tratamento é mais preciso, pois atinge diretamente as células cancerígenas com menos impacto nas células saudáveis. Ele age bloqueando proteínas específicas ou mutações presentes nas células do câncer, reduzindo seu crescimento de maneira mais direcionada.
-
Imunoterapia: Diferente dos outros tratamentos, a imunoterapia fortalece o sistema imunológico do próprio paciente para que ele reconheça e ataque as células cancerígenas. É um avanço importante que tem mostrado bons resultados em diversos tipos de câncer.
Cada tratamento é escolhido de forma individualizada, considerando o tipo de câncer, o estágio da doença e as características do paciente. O oncologista clínico trabalha junto com o paciente para oferecer a melhor estratégia de combate à doença.
